contato@minasadventure.com.br - (31) 8801-5680 / 9155-5040 / 9914-9917
 
Rapel - Técnicas Verticais - Equipamentos Básicos
   
             

Volta à página Inicial Minas Adventure

Cursos Rapel, Sobrevivência em Selva, GPS
Fotos e vídeos de nossas atividades
Muro de escalada móvel
Depoimentos de quem já esteve com a gente!
Queremos te conhecer!
Fale conosco
 
 
 
 

Técnicas Verticais - equipamentos necessários

Com base as Normas

ABNT NBR 15400:2011 - Esta Norma estabelece os resultados esperados e as competências mínimas para condutores de turismo de aventura na modalidade de canionismo e cachoeirismo e

ABNT NBR 15502:2011 - Esta Norma estabelece procedimentos específicos para a aplicação de técnicas verticais em produtos turísticos com atividades de turismo de aventura, com o objetivo de promover a satisfação e a segurança dos clientes e condutores, incluindo procedimentos seguros e o atendimento dos requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis.

Equipamentos Básico de Rapel
   

Ascensor
Possui mordente em aço cromado com micro pontas que prendem na corda, possibilitando os movimentos de subida em corda

Bouldrier (cadeirinha)
É um conjunto de fitas para "prender" o praticante pela cintura e pernas. Existem modelos totalmente ajustáveis, nas pernas e na cintura, podendo ser acolchoados para maior conforto.
Corda 100% poliamida
No rapel a corda deve ser estática, sua espessura deve ser maior que 11 milímetros se for usada simples. Ter capacidade de suportar pesos acima de 1 tonelada, dependendo do seu diâmetro.
Em Rapel em cachoeira (cachoeirismo) existem modelos apropriados que não absorvem água. São as chamadas com Sistema DRY e recomenda-se usar corda-dupla.
OBS: No alpinismo são usadas cordas dinâmicas, devido a sua elasticidade.
Capacete
A função básica é a proteção do praticante para evitar acidentes em caso de escorregões e de pedras soltas que podem cair.
Freio Oito e Oito Resgate RECO
Feito a base de titânio, aço ou duralumínio, em formato de oito. É por onde a corda passa e faz atrito, para controlar a velocidade da descida pelo praticante. Existem outros modelos de freio dependendo da altura e da atividade (cachoeirismo, canyoning, espeleologia, escalada) .
Fita Solteira
Fita muito resistente utilizada para prender a corda em grampos, árvores ou outros pontos de fixação. Outra função importante da fita é a proteção da corda contra desgastes.
Luvas
Para evitar queimaduras e facilitar o controle da descida assim as luvas protegem as mãos do praticante durante o rapel. Imprescindível para sua segurança.
Mosquetão
Fabricado com liga de titânio, duralumínio ou aço, o mosquetão prende o oito à cadeirinha. Usado ainda para prender as cordas aos grampos ou qualquer outro local de ancoragem (ponto de fixação).
Alguns mosquetões suportam pesos acima de 3 toneladas.
Existem de vários modelos e formas (com trava e sem trava). Prefira as marcas com trava ou rosca. As melhores marcas são: Petzl, Simond, Camp, etc.
 
   
   
     
   
   
   
   
   
     

Informações e Reservas: Vagner Rabelo (contato@minasadventure.com.br)
(31) 9914-9917 / (31) 8801-5680 / (31) 9155-5040

 
Próximos cursos:

Dia
(a confirmar)

Local

(a confirmar)

Horário
Parte Teórica 8 ás 12h
Parte Prática 13 às 17h

 
 
       
         
   
 
Parceiros